Se você está em isolamento ou em quarentena, ou ainda se tem passado muito tempo sem sair de sua casa, é provável que esteja se sentindo ansiosa(o), frustrada(o), preocupada(o), com medo, irritável.
Este é um momento desafiante, pois o distanciamento social requer uma mudança ampla no nosso modo de vida.
Estamos vivendo uma situação de isolamento estressante: é necessário mudar seus comportamentos, há restrições de vários níveis em sua vida social, sua rotina é alterada, você pode se ver confrontado a uma estigmatização por parte das pessoas, pode haver prejuízos financeiros, apenas para citar alguns aspectos que podem causar ansiedade.
Todos, de algum modo, estamos vivendo esta experiência, porém, há várias maneiras de passar por isso, tentar reduzir seu estresse e manter a calma é algo a se buscar nesse momento.
Assistindo o final de um episódio de Backyardigans (um desenho animado infantil)… eu me dei conta que no final da canção eles dizem: “temos um mundo inteiro no nosso quintal…”
Acho que ter imaginação é libertador… então vamos usar nossa criatividade e imaginação para criar um ambiente reduzido de estresse e de equilibrio emocional.
Vamos começar:
1. Estabeleça uma rotina
Procure manter uma rotina para você e para aqueles que te acompanham.
2. Divirta-se
Para evitar o tédio e reduzir a ansiedade, também é muito importante que você planeje atividades de lazer e de higiene mental.
3. Cuide da sua saúde
Mantenha uma alimentação saudável e a prática de uma atividade física regular. O importante é manter-se ativo(a).
4. Se precisar peça ajuda!
Ter sentimentos de desespero, tristeza, raiva, frustração, fadiga, tédio, é natural. Utilize todos os recursos que ajudem a superar esses sentimentos.
Práticas como meditação, relaxamento, tocar um instrumento, ou outras com as quais você se sinta confortável, têm efeitos comprovados sobre o bem-estar e a redução dos níveis de estresse.
5. Mantenha contato
O isolamento social é um dos aspectos mais desafiadores da quarentena. Procure comunicar-se regularmente com pessoas que fazem você se sentir bem através dos vários aplicativos de conversa disponíveis na Internet.
6. Cuidado com Notícias
Mantenha-se bem informado, mas, cuidado, excesso de informação pode contribuir para o desânimo. Evite seguir as notícias continuamente. Escolha um horário do dia para ver os noticiários e siga apenas fontes confiáveis de informação.
7. Espiritualidade e Solidariedade
Se você segue alguma prática religiosa ou espiritual que lhe dá conforto e paz de espírito, mantenha-a ativa.
Ajude os outros, essa é outra forma de melhorar seu bem-estar psicossocial e reduzir seu estresse. A solidariedade melhora o bem-estar psicológico das pessoas.
Enfim…
Viu que nós temos um mundo inteiro no nosso quintal? Tire o foco do problema e se torne parte da solução! Até outro dia…