Amadurecimento Emocional
A gente diz que uma pessoa é madura quando ela está pronta para enfrentar os desafios da sua fase atual de vida.
Isso significa que quando você muda de fase de vida, normalmente, no início dessa nova fase, você não está maduro ainda. Porém, conforme você enfrenta os desafios da nova fase de vida e aprende com os erros, você adquire conhecimento e amadurece no processo.
Nesse sentido, essa é uma qualidade sempre relativa à sua fase de vida atual.
O que é amadurecimento emocional?
Queremos dizer que, conforme você amadurece, em todas as fases de vida, você aprende a pensar de um jeito que faça sentido com o que você sente e de um jeito que faça sentido como o que você faz. Dessa forma, as suas atitudes se tornam um espelho do que você pensa e um espelho do que você sente.
É por isso que uma pessoa emocionalmente madura, então, é como uma música que está em perfeita harmonia, com todos os instrumentos conversando uns com os outros.
Como amadurecer emocionalmente?
Uma pessoa madura emocionalmente é capaz de olhar para um turbilhão de pensamentos e emoções e organizar esse caos, até que se forme um plano racional que ela transforma em atitudes.
Mas a maioria de nós não tem esse nível todo de maturidade. A gente se deixa levar pelos nossos instintos mais animais, pelas nossas emoções mais intensas e pelos nossos pensamentos mais escuros.
No entanto, é muito importante que você tenha um ideal de maturidade emocional.
Então você precisa ter a capacidade de olhar para os seus próprios pensamentos e não ser um escravo deles. Da mesma forma que um maestro rege os instrumentos da orquestra, uma pessoa madura sabe olhar para esses instrumentos – pensamentos, atitudes e emoções- e organizar isso de uma forma coerente.
Persiga esse ideal, como um farol que guia os barcos na direção da costa, isso ajudará você a guiar as suas atitudes na direção de ser maduro emocional e psicologicamente. Viaje na descoberta de si mesmo.
Como trabalhar a maturidade emocional
Duas técnicas pra ajudar você ser mais capaz de organizar os próprios pensamentos e emoções.
A primeira delas é uma técnica de regulação emocional chamada respiração diafragmática. Ela consiste em basicamente respirar no ritmo 4-2-6.
Ou seja:
- Inspirar contando até 4;
- Segurar o ar contando até 2;
- Soltar o ar pela boca contando até 6.
Enquanto a respiração diafragmática tem o objetivo de acalmar, a Respiração Consciente tem o objetivo de concentrar. Quando você está totalmente distraída, com um milhão de estímulos, essa técnica é muito útil para fazê-lo voltar ao centro.
Você presta atenção nas sensações do seu corpo quando você respira. Você precisa sentir, por exemplo, como seu diafragma cresce e diminui enquanto você respira e como o ar entra mais frio e sai mais quente pelas suas narinas.
Aproxime suas mãos do nariz para sentir isso.
Além disso toda vez que se distrair a ponto de perder o foco, perceba que se distraiu, volte para a respiração consciente e sinta seu diafragma ou nariz enquanto respira.
No início faça exercícios curtos. Afinal você pode acabar achando o exercício chatos e desistindo de fazer outras vezes.
Uma sessão curta vai te trazer o prazer de ter se acalmado e se concentrado, te incentivando a continuar a praticar.
Um ser humano maduro começa com um ser humano calmo e concentrado nas próprias sensações e emoções.
Vamos praticar?
Como alcançar a maturidade emocional nos relacionamentos?
O principal caminho que leva à maturidade emocional em qualquer relacionamento seja amoroso ou de amizade, é o caminho da comunicação transparente.
Muitas vezes nossas conversas são baseadas em “achismos”, como consequência a pessoa se sente julgada, como num tribunal, e instantaneamente ativa o seu “modo de defesa”. E a partir daí, todas as discussões da relação se transformam numa batalha de ataques e defesas. A palavra-chave de um relacionamento maduro não é ataque nem defesa, mas negociação.
Quando você consegue falar de forma transparente sobre o que você quer e a pessoa consegue fazer o mesmo negociando, é possível achar um caminho em comum que faça a relação evoluir.
Segue abaixo algumas dicas pra ser maduro emocionalmente nós relacionamentos.
1- Mantenha a calma
Respire fundo e conte até dez sempre que uma emoção negativa surgir.
2 – Conheça seu parceiro
O que vocês são hoje é resultado do que foram um dia. Por isso, compartilhem suas histórias de vida, infância e a relação com os pais. Estejam juntos na busca pelo autoconhecimento.
3- Compreenda a relação
Identifique quais necessidades existem por trás da relação: o que você busca no parceiro, e o que ele busca em você.
4- Aceite as diferenças
Vocês aprenderam as coisas e cresceram de formas diferentes. Compreenda isso e faça acordos com seu parceiro, de modo a minimizar os conflitos que essas diferenças podem causar.
5- Seja realista
Aprenda a enxergar cada dificuldade ou crise como uma chance para o aprendizado e amadurecimento da relação.
6- Entenda sua responsabilidade
Tudo o que acontece em uma relação tem 50% de responsabilidade de cada um. Antes de falar que seu parceiro errou, encontre sua responsabilidade e perceba em quais aspectos também precisa melhorar.
7- Tenha momentos a sós
Faça coisas que você gosta, encontre amigos e não seja dependente do seu parceiro. Quanto melhor você souber se relacionar consigo mesmo, melhor se relacionará com o outro.
8- Reconheça
Saiba e reconheça o papel e a importância de cada um na relação, bem como as qualidades e defeitos.
Como elevar o nível de amadurecimento emocional?
Ao longo desse texto, você já descobriu que a maturidade emocional é a qualidade de quem está pronto para enfrentar os desafios da sua fase atual de vida.
Primeira pergunta que você deve se fazer sobre a sua maturidade emocional é a seguinte: “Para quais desafios da minha fase atual eu ainda não me sinto pronto?”
E depois de analisar a resposta dessa pergunta, você deve se perguntar: “Que habilidades eu preciso aprender para resolver esses desafios, hoje, de uma forma mais madura?”
Se o seu desafio, por exemplo, é amadurecer o relacionamento amoroso, talvez a habilidade a ser aprendida seja de se comunicar melhor ou negociar melhor. Se o seu desafio hoje é alcançar mais maturidade no seu emprego, talvez a habilidade a ser aprendida seja a de organizar melhor a sua produtividade, delegar mais as tarefas ou trabalhar mais em equipe.
Ou seja, o primeiro passo é sempre entender quais são os desafios da sua fase de vida atual. E o segundo passo é pensar em como começar a aprender as habilidades que você precisa aprender.