Vamos falar de filme?

Sempre gostei da sétima arte, aprendo muito sobre o comportamento humano neles. Aprendo sobre mim e sobre o outro.

Você conhece o filme DIVERTIDA MENTE?

O filme nos mostra o cérebro de Riley como sendo um quartel-general, controlado por cinco emoções principais: Alegria, Nojinho, Raiva, Medo e Tristeza. Tudo é perfeitamente administrado pela Alegria até que uma mudança brusca de vida parece fazer com que tudo perca o controle e desmorone.

Vamos observar  6 coisas que podemos aprender com o filme?

1. Emoções são críticas na maneira como vemos o mundo

É o caso de Riley com a troca de cidade. Antes, ela era uma menina superpositiva ou “happy girl” (menina alegre), com a mudança de cidade isso é alterado.

 

 

2. Os sentimentos formam as relações interpessoais

No caso de Riley, o mix de sentimentos que ela estava sentindo faz com que suas reações a uma simples conversa com seus pais culmine em uma briga.

 

 

3. Emoções controlam como recordamos do passado

O filme mostra bem isso quando Riley é chamada na escola para contar um pouco da sua antiga cidade. O que antes era uma memória alegre, nesse momento traz tristeza, afinal ela está longe do que lhe é seguro.

 

4. As memórias não são uma representação factual do que aconteceu

As pessoas tendem a perder informações do que aconteceu, pois a memória é imperfeita e deixa as emoções serem parte da reconstrução desse passado.

No filme  as memórias de Riley são esferas que mudam de cor  de acordo a emoção que prevalece na esfera.

 

5. Emoções devem ser trabalhadas em vez de suprimidas

DIVERTIDA MENTE mostra, que não é errado agir emocionalmente, pois as emoções estão inexoravelmente entrelaçadas com a cognição e a razão, sendo parte essencial na construção da nossa mente, porém as pessoas devem saber lidar com seus sentimentos, incorporando-os ao seu dia a dia, e não reprimindo-os.

 

6. A coerência emocional é boa saúde mental

DIVERTIDA MENTE mostra que nenhuma emoção pode ser ignorada, sendo todas importantes para o desenvolvimento pessoal de cada um. Até a Tristeza, que todos tentam tanto suprimir, pode ser útil em certos momentos, para se tornar mais forte e maduro.

 

Então, gostaram? Deixa nos comentários que filme você mais gosta. Se quiser sugerir análise de um filme, pode deixar o título nos comentários.
Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *